Sublimação para Iniciantes em 4 Passos [2023]

Sublimação para Iniciantes em 4 Passos - Banner

O Que é Sublimação?

 

Processo Básico

Neste post eu vou demonstrar de maneira prática os 4 passos abaixo que eu sigo para executar com sucesso um processo básico de sublimação do início ao fim:

1 – Arte Gráfica

2 – Impressão

3 – Preparação do Material

4 – Transferência

 

Para quem foi escrito este Post

Iniciantes que querem aprender conceitos básicos sobre sublimação.
Empreendedores que estão pensando em abrir seu próprio negócio de sublimação, seja ele em loja física ou virtual.
Pessoas que já tem conhecimento básico ou já fazem sublimação e podem aproveitar de alguma maneira o conteúdo deste post.

 

Conceitos Básicos

 

O que diz a Física?

Do ponto de vista da física, a sublimação é uma mudança no estado físico da matéria e envolve a transformação direta do estado sólido para o gasoso, ou vice-versa, sem passar pelo estado líquido.

Sublimação para Iniciantes em 4 Passos - Física

 

E como Negócio?

Dentro do contexto de negócio, a sublimação é um processo de transferência de imagens para tecidos ou outros materiais (também conhecidos como substratos), usando tinta sublimática, papel especial, equipamento de impressão e prensa com aquecimento.

Sublimação para Iniciantes em 4 Passos - Negócio

 


Os 4 Passos Básicos para Sublimar

 

Para detalhar os 4 passos de maneira prática e didática eu vou usar como exemplo um produto que eu comercializo aqui na minha loja virtual, que é um Recorte Sublimado Necessaire Tradicional Coleção Zodíaco.

 

Primeiro Passo: Arte Gráfica

A imagem a ser impressa é criada ou selecionada em um programa de edição de imagens, como o Adobe Photoshop ou Corel Draw. Existem outros editores de imagem, inclusive gratuitos como o GIMP. É importante garantir que a imagem esteja em alta resolução e no modo de cores correto para impressão. A criatividade, obviamente, fica a seu critério.

Observação: a edição e preparação da imagem é a etapa mais importante do processo!

Muitas pessoas cometem o equívoco de priorizar a aquisição de equipamentos antes de se capacitar adequadamente em arte gráfica digital.

Esse erro pode custar caro, pois pode atrapalhar e atrasar os trabalhos, principalmente para quem é iniciante.

Por esse motivo, caso ainda não tenha nenhuma capacitação em arte gráfica, eu recomendo que você faça pelo menos um curso básico de edição e preparação de imagens com foco em sublimação.

Vou deixar aqui abaixo duas recomendações de cursos básicos para edição de imagens com foco em sublimação para você avaliar: 

 

Corel Draw: Curso rápido de corel draw para sublimação e encadernação


Photoshop: Photoshop para Sublimação

 

Sublimação para Iniciantes em 4 Passos - Primeiro Passo

 

Segundo Passo: Impressão

A impressão da imagem é feita em papel sublimático, usando-se uma impressora sublimática que imprime com tintas sublimáticas. Como você pode notar, esta etapa demanda equipamento e suprimentos especiais para sublimação.

É importante frisar que a impressão da imagem deve ser feita em modo espelhado, ou seja, a imagem impressa no papel ficará ao contrário.

Para imprimir, utilizamos os seguintes equipamentos e suprimentos abaixo:

 

Multifuncional Epson EcoTank L3250 - Tanque de Tinta Colorida, Wi-Fi Direct, USB, Bivolt

Folhas de Papel sublimático A4 Havir Fundo Azul Nasus Ink

Tinta Sublimática Sublidesk Gênesis original 4 cores 100ml cada frasco

 

Observação 1: Se você pretende adquirir ou já adquiriu a impressora e ainda não fez uso, não utilize em hipótese alguma a tinta que já vem com ela, pois não é sublimática! Você precisa obrigatoriamente carregar a impressora com tinta sublimática logo na primeira vez.

Observação 2: Se você adquiriu uma marca específica de tintas, não substitua por outra marca, pois pode causar problemas na qualidade da impressão devido à diferença de pigmentação ou qualidade da matéria prima das tintas. Mas caso realmente seja necessário fazer a troca por outra marca, é fundamental consultar uma assistência técnica especializada para realização de uma limpeza para evitar quaisquer danos ao equipamento ou resultados indesejados na impressão.

Observação 3: Se sua impressora é sublimática e você pretende convertê-la em impressora normal (ou vice-versa), é importante consultar uma assistência técnica especializada para realização de uma limpeza para evitar quaisquer danos ao equipamento ou resultados indesejados na impressão.

Sublimação para Iniciantes em 4 Passos - Segundo Passo

 

Terceiro Passo: Preparação do Material

Todo material que vai receber a sublimação contém um revestimento especial que permite a aderência da tinta sublimática, ou seja, ele foi desenvolvido para esse fim. O material deve estar limpo e livre de poeira. 

No meu exemplo, utilizamos um tecido à base de poliéster (Oxford ou Gabardine), que permite a aderência da tinta sublimática, além da base estruturante em Nylon 600.

Observação: É importante que você faça uma boa pesquisa sobre os materiais que você pretende sublimar. Sempre procure trabalhar com materiais de qualidade que já foram desenvolvidos para sublimação e evite gambiarras ou soluções duvidosas.

Sublimação para Iniciantes em 4 Passos - Terceiro Passo (1)  Sublimação para Iniciantes em 4 Passos - Terceiro Passo (2)

 

Quarto Passo: Transferência

O papel sublimático deve ser colocado com a imagem impressa voltada para baixo no material, e é então fixado em seu lugar com fita térmica. No caso de tecido a fita térmica é opcional.
O conjunto é então colocado na prensa térmica, que aplica calor e pressão à imagem impressa contra o material.
O calor e a pressão fazem com que a tinta sublimática, que está em estado sólido no papel impresso, seja transformada em gás, o qual é forçado a penetrar nas camadas do revestimento aderente. 
É importante destacar que cada tipo de material exige um tempo, temperatura e pressão específicos para que a sublimação ocorra perfeitamente. 
À medida que a peça esfria, a tinta sublimática volta a um estado sólido e adere permanentemente no material.

Para transferir, utilizamos os seguintes itens abaixo:

 

Prensa Térmica Plana de Gaveta 40x60

Fita Térmica de Poliamida

 

Sublimação para Iniciantes em 4 Passos - Quarto Passo

Pronto! O produto já pode ser comercializado para nossas clientes costureiras. Caso um cliente solicite o produto final, eu posso seguir adiante e fazer a costura da necessaire.

Sublimação para Iniciantes em 4 Passos - Produto Final (1)

Sublimação para Iniciantes em 4 Passos - Produto Final (2)


Diferença entre Sublimação, Serigrafia e Estamparia

Sublimação, serigrafia e estamparia são técnicas de impressão utilizadas em diferentes tipos de superfícies e materiais. A principal diferença entre elas está na forma como a tinta é aplicada.
 

Como a Tinta é Aplicada na Técnica de Sublimação

Como você já deve ter lido acima, a sublimação é uma técnica de impressão utilizada em tecidos de poliéster e outros materiais sintéticos. Nessa técnica, a tinta é transferida para o tecido por meio de calor e pressão, transformando-se em gás e penetrando nas fibras do tecido. Isso resulta em uma imagem durável e vibrante que não desbota nem descasca.

Como a Tinta é Aplicada na Técnica de Serigrafia

A serigrafia, também conhecida como silk-screen, é uma técnica de impressão em que a tinta é pressionada através de uma tela fina (também conhecida como matriz) que contém a imagem desejada. A tinta é então aplicada diretamente sobre a superfície do material, criando uma camada de tinta que forma a imagem desejada. Essa técnica é utilizada em uma grande variedade de superfícies, desde tecidos até plásticos, metais e vidros.

Como a Tinta é Aplicada na Técnica de Estamparia

A estamparia, por sua vez, é uma técnica de impressão que utiliza blocos de madeira, metal ou outro material para criar a imagem desejada. O bloco é entintado e pressionado diretamente sobre a superfície do material, transferindo a imagem. Essa técnica é utilizada principalmente em tecidos, mas também pode ser usada em papel, cerâmica e outros materiais.

Resumo

A sublimação utiliza calor e pressão para transferir tinta para o tecido, a serigrafia utiliza uma tela para aplicar a tinta diretamente na superfície do material e a estamparia utiliza blocos para transferir a imagem. Mas é importante destacar que, no caso de sublimação, já existem técnicas mais avançadas e modernas como impressão direta em tecido (traduzido da sigla em inglês DTG: direct-to-garment).

 


Recomendações Antes de Iniciar o seu Próprio Negócio

 

Busque Consultoria para Empreender

Se você pretende abrir seu próprio negócio eu sugiro que, antes de qualquer iniciativa, consulte o SEBRAE mais próximo, pois eles fornecem uma ótima assessoria para pequenas empresas e MEI (microempreendedor individual) através de palestras, cursos e mentoria. Dependendo da região e do serviço, a consultoria pode ser gratuita.

 

Faça uma Análise de Mercado

É essencial fazer uma pesquisa e análise de mercado de maneira estruturada para identificar em qual segmento ou nicho de mercado você pretende atuar, procurando saber por exemplo quais são os produtos com boa demanda em potencial e quem são os potenciais clientes. Você pretende atender o consumidor final (B2C – sigla em inglês para business to customer) ou empresas (B2B – business to business)? Ou ambos? São mercados com várias diferenças e é muito importante estudar sobre o assunto.

 

Pesquise sobre a Concorrência

Pesquise quem são seus potenciais concorrentes que já estão no mercado, onde eles estão localizados, quais produtos eles oferecem e onde (loja física ou loja virtual), preços praticados e prazos de entrega. Pergunte-se qual será o seu diferencial comparado aos seus potenciais concorrentes?

 

Fique por Dentro das Tendências

Sempre fique atento às tendências e novidades que podem surgir, tanto de ideias quanto de tecnologias e inovações de processo, materiais e suprimentos. Uma simples frase de impacto ou um meme pode se tornar uma fonte lucrativa de receita quando explorados no tempo e maneira adequados. 

 

Diversifique seus Produtos e Serviços

Dificilmente um empreendimento consegue sobreviver a longo prazo com um único produto ou serviço. É importante diversificar o catálogo de seus produtos sublimados, tendo sempre como foco os principais produtos e serviços que você pretende comercializar, também conhecidos como carros-chefes. Personalização de sublimados também é uma boa opção para se ter em mente. Dê uma olhada em nossa loja virtual Jully Malzoni Atelie | Costura Criativa e Patchwork. Ela é um exemplo de como diversificar os produtos, sublimados ou não.

 

Fique Atento à Sazonalidade

Dependendo do segmento ou tipo de produto que você pretende atuar, pode existir uma sazonalidade, ou seja, pode haver picos de demanda em determinada época e uma baixa em outras. Procure saber mais detalhes sobre a sazonalidade dos seus produtos. Por isso a importância da diversificação!

 

Prepare o Espaço Físico

O espaço físico deve ser organizado de modo que você tenha um ambiente adequado para o processo criativo, basicamente um escritório ou até mesmo um cômodo/espaço da sua residência que seja calmo e não ofereça distrações. 

Equipamentos de sublimação, como a prensa e a impressora, dependendo do tamanho do empreendimento e dos modelos, podem requerer um espaço físico razoável para se trabalhar com qualidade e eficiência. 

Lembre-se também que você deve providenciar espaço para armazenamento dos suprimentos e dos produtos acabados e, dependendo do que você pretende fazer (por exemplo, abrir uma loja física), lembre-se de que haverá as áreas públicas de atendimento ao cliente, vitrine de produtos etc.

Observação 1: Equipamentos de prensagem, dependendo do tamanho e modelo, podem demandar um razoável consumo de energia por causa das resistências! Por isso certifique-se com um eletricista profissional que a instalação elétrica esteja dimensionada adequadamente. 

Observação 2: Uma outra dica importante é a programação para uso da prensa. Como elas trabalham com resistência, existe um tempo inicial exigido para aquecimento antes de operá-las e esse tempo pode variar de 5 a 15 minutos dependendo do modelo. Ou seja, você não vai querer ligar sua prensa 5x no mesmo dia em horários diferentes, certo? A falta de programação impacta diretamente no custo de energia elétrica e, consequentemente, no custo do produto.

 

Crie uma Loja Virtual (E-commerce)

Ter uma loja virtual é basicamente ter seus produtos e serviços de sublimação disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana na internet! 

Para quem quer explorar o mundo do e-commerce há várias plataformas disponíveis como Loja Integrada, Minestore, Nuvemshop, Tray e Yampi, todas brasileiras e que permitem a gestão de sua jornada no comércio eletrônico.

Mas este e os outros assuntos abaixo não são indicados para iniciantes e serão tratados futuramente:

Como criar uma loja virtual.
Criação do seu próprio domínio na internet.
Realizar a otimização de seus produtos utilizando técnicas de SEO.
Monitorar o acesso e buscas feitas em seu site.
Realizar campanhas de marketing digital dos seus produtos.

 

Adquira Equipamentos Confiáveis

Como você deve ter notado os equipamentos para sublimação requerem um certo grau de investimento. E há equipamentos específicos para se trabalhar com diferentes tipos de materiais. Mas o mais importante na hora de escolher os equipamentos, é avaliar se o fabricante possui uma rede assistência técnica especializada e se há peças de reposição disponíveis (por exemplo: as resistências das prensas).

Outro fator importante é o computador (desktop ou notebook/laptop) que será utilizado na edição das imagens. Este equipamento deve ter a configuração mínima recomendada para rodar o software de edição que você pretende utilizar. 

Abaixo vou deixar a recomendação de um laptop compatível com os três softwares de edição citados neste post:

 

Notebook Lenovo Ultrafino IdeaPad 3 Ryzen 7 5700U 8GB 256GB SSD Windows 11 15.6" 82MF0004BR Prata

 

Trabalhe com Materiais e Suprimentos de Qualidade

Como citado anteriormente, é de grande importância que você busque materiais e suprimentos de qualidade para evitar quaisquer complicações durante o processo ou após a venda para o cliente.

 

Aprenda a Precificar os seus Produtos e Serviços

Uma das etapas mais complexas do negócio será precificar o seu produto ou serviço pois envolve muitos fatores de custo fixo e custo variável. Lembre-se que ao iniciar você provavelmente não terá nome, reputação ou autoridade no assunto. Comece do básico e veja se consegue ao menos empatar o custo. Evite colocar preço muito baixo ou muito alto pois ambos geram desconfiança. Procure se manter na média. Naturalmente e com mais conhecimento e experiência você conseguirá fazer um refinamento no custo e preço dos seus produtos e serviços.

 

Aqui você pode encontrar uma Planilha para Cálculo de Personalizados.

 

Invista em Marketing Digital e Redes Sociais

Tire uma boa foto de seus produtos, faça divulgação em suas redes sociais (mas sem spam!). Apresente soluções, ideias e casos de uso. Grave vídeos executando o processo e sempre abra um canal de comunicação transparente com seus clientes. Ouça e entenda o que seus clientes buscam, pois essa atitude será a chave do seu sucesso. Faça pequenas promoções e veja o que dá resultado. 

 

Faça Cursos de Capacitação

Estude, pesquise sobre o assunto, faça treinamentos e coloque a mão na massa. É preciso colocar em prática os ensinamentos e seus equipamentos serão seu laboratório. Você provavelmente vai errar bastante, mas siga em frente e lembre-se de que esse tipo de negócio é uma jornada.

Lembre-se que capacitação é investimento!

 


Possibilidades de Negócio

 

Abaixo eu deixo vários exemplos de materiais sublimáveis, datas comemorativas e eventos, sugestões de brindes e ideias de temas para serem explorados. E todos eles podem ser personalizados. As listas estão longe de estarem completas pois sempre há novidades chegando dia após dia.

 

Exemplos de Materiais Sublimáveis

Adesivo
Agenda
Almofada
Avental
Azulejo
Bolsa
Boné
Caderno
Calendário
Camisa
Camiseta
Caneca
Caneta
Capa de celular
Cartão de visita
Chaveiro
Chinelo
Copo
Cordão
Crachá
Distintivo
Embornal
Estojo
Garrafa térmica
Guardanapo
Ímã de geladeira
Jogo americano
Lancheira 
Lixeira de carro
MDF
Mouse pad
Necessaire
Organizador
Porta álbum
Porta documentos
Porta ferramentas
Porta moedas
Porta óculos
Prato
Quebra-cabeça
Sacola
Squeeze
Toalha
Travesseiro
Uniforme

 

Datas Comemorativas e Eventos

Aniversário
Batizado
Bodas
Campeonatos desportivos
Casamento
Chá de bebê
Chá de revelação
Copa do mundo
Dia da mulher
Dia das crianças
Dia das mães
Dia dos namorados
Dia dos pais
Dia dos professores
Dinâmicas de grupo
Eleições
Eventos corporativos
Excursão
Festas
Formatura
Natal
Noivado
Olimpíadas
Páscoa
Reveillon
Treinamentos
Viagem

 

Brindes Sublimados para Clientes, Funcionários, Colaboradores e Equipes

Agência de viagens
Associações
Clubes
Comércio
Condomínios
Empresas
Escolas
Feiras e exposições
Hotéis
Lojas
Petshops
Pousadas
Times desportivos

 

Ideias de Temas e Estampas para Sublimados

Amigas
Amor
Animais de estimação (cachorro / gato)
Animes
Campanhas de conscientização (novembro azul / setembro amarelo)
Chakras
Código Spotify (música / playlist / álbum / artista)
Desenhos
Filmes
Fotos
Frases
Humor
Make up
Mangás 
Marca ou logotipo do cliente
Nomes
Pontos turísticos
Profissões
QR Code (para um site / rede social)
Religioso
Séries
Super heróis
Times (futebol / basquete)
Zodíaco

 


Conclusão

 

Abrir um negócio é uma jornada, e nela você se deparará com desafios, problemas e barreiras. Mas não desanime pois faz parte da vida de todo empreendedor de sucesso! E o principal: deixe sua criatividade fluir e verá que conseguirá abrir um mundo novo de oportunidades todos os dias!

 

Espero que você tenha gostado deste post!

Compartilhe esse post em suas redes sociais! É uma forma de expressar sua gratidão e nos mostrar que este conteúdo teve valor para você e que pode ajudar outras pessoas. E também nos incentiva a continuar produzindo conteúdo informativo sobre este e outros assuntos!

 

Confira Outras Postagens do Blog

 

Jully Malzoni
02/03/2023
Sobre a loja

Loja Virtual especializada em Costura Criativa e Patchwork. Aqui no meu ateliê de costura criativa você encontra produtos artesanais como bolsas, necessaires, estojos e mochilas. Fornecemos produtos pré fabricados para costura como recortes sublimados. Fazemos personalização de produtos sob encomenda. Temos suprimentos e ferramentas para costura e artesanato como agulhas, linhas, tecidos, sintéticos, colas, fitas, gabaritos, tesouras, estiletes, marcadores e bases de corte.

Social
Pague com
  • Pix
Selos

Juliana Maria Albuquerque 284.270.778-82 - CNPJ: 19.847.297/0001-53 © Todos os direitos reservados. 2024