Preparamos um tutorial em vídeo do Youtube feito especialmente para você:
Para participar de uma feira de artesanato e expor seus produtos de maneira profissional, é preciso seguir alguns passos essenciais:
Pesquise por feiras de artesanato em sua região. Você pode encontrar informações sobre feiras de artesanato online, em jornais e revistas ou perguntando a outros artesãos.
Leia os regulamentos da feira. Cada feira tem seus próprios regulamentos, que você deve seguir para participar. Os regulamentos geralmente incluem informações sobre o tipo de artesanato permitido, o tamanho do espaço do estande e o valor do aluguel.
Envie sua inscrição. Para se inscrever, você geralmente precisa preencher um formulário online ou enviar um e-mail para a organização da feira. O formulário geralmente solicita informações sobre você, seus produtos e sua experiência como artesão.
Após seguir essas etapas iniciais será preciso muita organização e dedicação de sua parte para se preparar para a feira. Esse tópico é bem abrangente para ser abordado aqui nas perguntas e respostas, portanto o mais indicado é se orientar com profissionais especializados em feiras e eventos.
Os tipos de feira de artesanatos podem ser divididos de acordo com os seguintes critérios:
Tamanho: Feiras de artesanatos podem ser pequenas, médias ou grandes. Feiras pequenas geralmente são organizadas por grupos de artesãos locais ou por associações de artesãos. Feiras médias e grandes geralmente são organizadas por empresas especializadas em eventos. Aqui nesta página o foco é fornecer informações sobre as feiras médias e grandes.
Localização: Feiras de artesanatos podem ser realizadas em locais fechados, como shoppings centers ou centros de exposições, ou em locais abertos, como praças ou parques.
Frequência: Feiras de artesanatos em geral são realizadas semanalmente, mensalmente, trimestralmente ou anualmente, dependendo do tipo de evento.
Escopo: Feiras de artesanatos podem ser focadas em um tipo específico de artesanato, como cerâmica, madeira, couro ou tecelagem, ou podem ser mais abrangentes, incluindo uma variedade de tipos de artesanato.
Aqui estão alguns exemplos de tipos de feiras de artesanatos:
Local: Este tipo de feira é organizado por artesãos locais e geralmente acontece em uma praça ou parque da cidade. Os expositores geralmente são artesãos que moram ou trabalham na região. É muito comum ocorrerem semanalmente ou mensalmente.
Nacional: Este tipo de feira é organizada por uma empresa especializada em eventos e geralmente acontece em um shopping center ou centros de exposições. Os expositores geralmente são artesãos e empresas ligadas ao setor de todo o país. Normalmente ocorre uma vez ao ano.
Internacional: Este tipo de feira é organizada por uma empresa especializada em eventos e geralmente acontece em uma cidade grande. Os expositores geralmente são artesãos e empresas ligadas ao setor vindos de vários países. Também ocorre uma vez ao ano de maneira geral.
Temática: Este tipo de feira é focado em um tipo específico de artesanato, como cerâmica, madeira, couro ou tecelagem. Os expositores geralmente são artesãos e empresas especializados nesse tipo de artesanato. A frequência depende muito do tamanho e do tipo de feira (local, nacional ou internacional).